Publicado por: União das Mães | setembro 21, 2010

JUBILEU DE 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIÃO DAS MÃES

No dia 7 de setembro de 2010, reuniram-se no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, em Vila Mariana/SP, mães representantes do 1º, 3º e 6º cursos para a celebração do Jubileu de 60 anos de fundação da União das Mães de Schoesntatt.

Do 1º curso participaram Eliana e Fátima Gabrielli; do 3º curso estavam presentes: Ana Priscila, Bertha, Candida, Maria Augusta, Maria Cristina, Maria Edna, Neusa, Suely e Vania. Representaram o 6º curso: Angelita, Maria Auxiliadora, Maria Roseli e Luzia.

A programação do dia teve início com a Oração de Abertura no Santuário, conduzida por Eliana Soncin Alfaro do 1º Curso.

Fragmentos: Gratidão e alegria nos unem aqui para juntas celebrarmos 60 anos da fundação da União das Mães de Schoenstatt. Pai, ajuda-nos a fechar as portas dos sentidos e que uma luz clara penetre as nossas almas; no brilho cálido da fé, introduze-nos profundamente no mistério de nossa fundação e, da terra sagrada de Schoenstatt, elevem-se todas as vozes e ressoe  um jubiloso hino de gratidão!

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt (…) Sabemos que nos acompanhas com carinho de predileção, por isso te suplicamos: implora a Jesus a graça de abrirmos nossos corações, para podermos participar com todo o nosso ser, e assim, partilharmos das graças que nos serão presenteadas neste dia jubilar, como fruto de nossas ofertas ao Capital de Graças.

Às vésperas da celebração de tua natividade, Imaculada, vens até nós, cheia de anseio pela aurora da salvação.

(…) Sessenta anos de vida e de história. Sessenta anos de lutas, vitórias, fracassos, sucessos e quedas. Hoje somos nós parte viva desta história e celebramos nosso Jubileu de Diamante.

Suplicamos à nossa querida Mãe que nos interceda os dons do Espírito Santo, que nos aceite como seus “diamantes”. Somos pedras brutas que Ela mesma garimpou, por isso, imploramos: Mãe, apara nossas arestas, lapida o que em nós é fosco e nos transforme em pedras preciosas e valiosas. Diamantes de rara beleza, capaz de refletir os raios de tua magnificência.

Padre José Kentenich, prezado Pai fundador, no ano de nossa fundação o senhor celebrava 40 anos de sacerdócio. Anos se passaram, chegamos ao centenário de sua ordenação sacerdotal. Nós acolhemos os seus ensinamentos e assumimos a sua missão.

Como parte da família da União das Mães de Schoenstatt no Brasil, com alegria queremos manter o brilho do ideal Tabor que presenteaste à nossa nação; queremos tornar-nos um Tabor vivo, no qual a Mãe de Deus possa revelar suas glórias ao mundo.

(…) Que sempre mais queiramos hastear nossa bandeira no mais alto cume, para que os futuros cursos não a percam de vista e possam continuar essa importante tarefa na formação do novo homem na nova comunidade.

Encerrou-se a abertura com o canto de Consagração. Após esse momento, passamos ao Espaço Pe. José Kentenich para a palestra do dia, cujo tema foi: Reflexões sobre a mulher da União e seu estilo de vida. Foi desenvolvida através de um PPS e apresentada por Eliana e Candida.

MARIA, O IDEAL DA MULHER DA UNIÃO.

Fragmentos: Maria ilustra, forma e concretiza o ideal de mulher e sendo Ela a encarnação perfeita do modelo de criatura amada e querida por Deus, é também esse modelo que nosso Pai e Fundador nos deixou a todas nós, mulheres da União.

(…) Esse ideal que é Maria nos convida a aspirar ao mais alto, esforçando-nos por encarná-lo, vivê-lo e concretizá-lo no nosso dia a dia, em cada situação e circunstância em que estivermos.

Isto será possível se nós estivermos profundamente enraizadas no Santuário, se tivermos uma fé cega no poder transformador da Mãe e Rainha e que na medida em que isso realmente aconteça em profundidade, poderemos ser nós mesmas um Santuário vivo.

Para conseguir encarnar esse ideal, nosso Pai Fundador nos mostra um caminho através de uma lei básica da sua pedagogia mariana: “Através da vinculação a Maria, rumo a uma atitude, um estilo de vida e de trabalho marianos.”

Terminada a apresentação da palestra, fez-se uma parada para um almoço de confraternização num restaurante próximo ao Santuário.

Ao retornarmos, trabalhamos na finalização da programação do Retiro Jubilar que ocorrerá em novembro/10.  Foi também o momento escolhido para conhecermos a nova mãe que virá integrar o 6º curso: Luzia, que veio de Santa Bárbara do Oeste. Bem-vinda entre nós!

Em seguida Eliana fez a saudação de acolhida ao Pe. Marcelo Adriano Cervi, por sua nomeação como Assistente Sacerdotal da União das Mães, neste dia tão significativo de comemoração do jubileu dos 60 anos de fundação da União das Mães de Schoenstatt.

Fragmentos: Prezado Pe. Marcelo, estimado amigo: Anos jubilares trazem graças jubilares, alegrias jubilares… mas também provações, trabalhos e mudanças jubilares !!!

Tivemos e ainda estamos tendo, muitas experiências na vivência deste ano jubilar: participação representativa, em importantes momentos da vida da nossa família de Schoenstatt e na vida da igreja: Coroação da MTA em Jacarezinho; Jubileu de Prata do Santuário Magnificat, Congresso Eucarístico Nacional; Centenário de sacerdócio de nosso Pai e Fundador…

Foi ano de mudanças também.  Nosso querido Pe. Ignácio retornou ao Chile depois de nos acompanhar por vários anos; Ir. Clades, presença viva de Maria em nossa União das Mães, tem agora novas incumbências e trabalhos na Obra. São grandes saudades em nosso coração!

Como fruto de muita oração e CG, os Superiores o nomearam como nosso Assistente Sacerdotal e, Ir. M. Dioneia como nossa Assistente, para nos acompanharem e caminharem conosco alguns anos de nossas vidas! Presentes especiais de nossa Mãe para nós!

Mas, a cada tempo suas conquistas e dificuldades!… Ambos têm uma imensa lista de encargos e responsabilidades. Confiantes aguardamos estas nomeações!

É chegado o tempo das Uniões! Urgente se faz a presença eficaz das Uniões na vida do movimento, da Igreja e da sociedade.

Agradecemos sua atenção em aceitar a nomeação. Porém, isto dito por mim, ainda que em nome de todos os cursos da União das Mães é pouco. Dizer da grande alegria que temos em recebê-lo e em acolhê-lo ainda é muito pouco!

(…) Seja bem vindo Pe. Marcelo! Que as bênçãos de Deus venham para o Senhor aqui onde Ele o colocou. Nós o acolhemos e sabemos que o senhor será presença do Pai Fundador para nós. Será canal de graças para o fortalecimento e a vida da União das Mães de Schoenstatt no Brasil! Conte sempre com nossas orações!

Seguiu-se a apresentação de Pe. Marcelo, que fez uma explanação breve de sua história de vida e de sacerdote e enfatizou sua alegria pela nomeação. Colocou-se à inteira disposição para nos acompanhar na sua missão como Assistente Sacerdotal, na nossa jornada de União das Mães.

E nos dirigimos ao Santuário para a celebração da Santa Missa. Pe. Marcelo celebrou sua primeira missa no Santuário jubilar. Dia de muitas graças jubilares…

Introdução: Hoje nos reunimos no Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai para participarmos desta Eucaristia em ação de graças pelos 60 anos da União das Mães de Schoenstatt.

Festa da Natividade de Nossa Senhora. Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta “casa”, que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lagrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

Maria nasce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o céu. O nascimento da Mãe é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade, desde toda a eternidade foi prevista pelo eterno amor do Pai. Concebida sem pecado, cheia de graça.

Maria é para nós um presente de Deus Pai: “concedeste a Schoesntatt a mais nobre flor da humanidade. Dá-nos guardá-la no santuário do coração e levá-la corajosamente ao mundo” (RC267), como instrumentos dóceis nas mãos da Mãe e Rainha, Três Vezes Admirável.

E nesta data especial da Natividade de Maria, irmanadas na alegria e gratidão, todas as mães presentes participaram da Santa Missa – o instante solene da celebração desta data jubilar: “Sois feliz, virgem Maria, e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!”

Homilia (fragmentos): Estamos celebrando a Missa do dia 8, nascimento de Nossa Senhora. Escutamos uma longa lista sobre a genealogia de Jesus, para nos mostrar que Ele faz parte da raça humana. Que Ele não caiu do céu, que ele foi encarnado. Faz parte da nossa história, faz parte da nossa gente. Jesus é humano, fez-se homem como nós. Queremos pedir à Mãe de Deus neste seu nascimento que  ela faça Cristo nascer em nós.

Algumas palavras de Padre Kentenich: Queremos renovar o homem. Queremos conduzir Maria no coração dos esposos e dos filhos, e somos nós que podemos ajudar a formar Cristo na família sobrenatural.  Devemos cuidar que o cerne da personalidade não sofra.  Consciência de responsabilidade mútua. Quando apresentamos o anímico da família partimos de um para o outro, com o outro, no outro.   Santo Agostinho dizia que quando um membro está doente todo o corpo se põe em movimento. O tempo exige de nós o anímico de um para o outro. Instinto maternal. (…) Responsabilidade um pelo outro. O mesmo instinto que desperta na família.

E louvamos em gratidão a Trindade Santa pelos jubileus de 60 anos da União das Mães, 60 anos da Campanha da Mãe Peregrina, 40 anos deste Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai e pelos 100 anos de ordenação sacerdotal do Pe. José Kentenich, para que a espiritualidade da Obra de Schoenstatt seja o caminho para a santificação das famílias.

Esse dia 7 de setembro de 2010 ficará indelevelmente impresso no coração de cada mãe da União das Mães, tanto nas que estiveram presentes,  como naquelas que estavam unidas espiritualmente  à comunidade.

Esta celebração foi representativa de toda a União das Mães do Brasil. E o 2º, 4º , 5º e 7º cursos se reuniram também no dia 8 de setembro em seus Santuários locais: Rio de Janeiro, Londrina e Brasília, para celebrarem essa data jubilar.

About these ads

Responses

  1. Só posso confirmar tudo o que foi dito sobre o grande dia 07 de setembro de 2010,no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai-V.Mariana que, além de celebrarmos o dia de nossa Pátria, pudemos também em comunhão fraterna com representantes de alguns cursos da União das Mães, comemorar os 60 anos, jubileu de muitas alegrias e graças, de nossa fundação.
    Marcou-nos profundamente este dia também a inserção de nosso novo Assistente Sacerdotal, Pe.Marcelo A.Cervi, que, generosamente aceitou nosso convite,deslocando-se de Jaboticabal para estar conosco e nos enriquecer com sua presença tão afável.
    Certamente, bons tempos nos reservam a convivência com Pe.Marcelo, um grande “mimo” da Mãe de Deus para conosco, a que somos imensamente gratas.
    O dia foi muito enriquecido com a Santa Missa, a homilia do Pe.Marcelo, os momentos de confraternização e a convivência, que sempre nos alegra e nos convida a estarmos juntas novamente em breve.
    Sou muito grata por mais esta vivência, um precioso presente divino para todas nós da União.

    Suely (3ºcurso)

  2. Foi com muita alegria que nós, que residimos em São paulo, acolhemos as nossas irmãs de curso, bem como o nosso Assessor Sacerdotal Pe. Marcelo para celebrar esta festa do Jubileu da União das mães, no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai.
    As irmãs de Maria do Santuário não pouparam sacrifícios ajudando-nos para que pudéssemos preparar tudo com muito amor e sendo exemplo de acolhida para nós.
    Neste dia, depois de uma longa seca em São Paulo, choveu e uma das irmãs comentou que eram bençãos do céu.Temos certeza destas bençãos! Nosso dia foi pleno de alegrias e de agradecimentos.
    Nos sentimos amadas, acolhidas e privilegiadas por desfrutarmos deste local sagrado e podermos nos enriquecer espiritualmente através do nosso Assistente Pe. Marcelo e das mães de curso que nos presentearam com uma enriquecedora palestra.
    Obrigada a todos que contribuiram para tornar este dia tão feliz.
    Bertha.( 3º curso)

  3. Esse dia foi muito especial para mim! A Mãe de Deus se revelou apressada, pois recebi o convite para participar desse encontro Jubilar uma semana antes e com grande cuidado nossa querida MTA conduziu tudo, cuidou de todos os detalhes, enviou-me anjos que me guardaram, protegeram-me.
    Tudo nesse dia foi especialíssimo para mim, estava pisando um solo sagrado, fui recebida com tanto carinho por todas as mães presentes!
    Pude ver, sentir, a ação de Deus e de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt em todas as pessoas, em todas as palavras, gestos, canções, orações, na chuva abençoada, na configuração do ambiente. na alegria .de todas…..
    Sou grata a Deus, a MTA, ao nosso Pai Fundador, à Eliana que foi o instrumento escolhido da Mãe para me conduzir, às mães do 6º curso que me acolheram tão carinhosamente no grupo, e a todas as mães da União.
    Espero ansiosa o nosso reencontro!
    Luzia (6º curso)

  4. Cada momento que passamos juntas é sempre uma festa, e esse dia em que comemoramos os 60 anos da União das Mães de Schoenstatt foi realmente especial, momentos de céu em nossas vidas.
    Agradeço a Deus e a Mãe Rainha por esse Jubileu.
    Agradeço as Irmãs de Maria que sempre nos acompanham com suas orientações e orações, ao Pe. Marcelo por aceitar ser nosso Assistente Sacerdotal, e também damos as boas vindas ao nosso convívio a Luzia. Seja bem vinda! Que a Mãe te dê sempre perseverança e força nessa linda caminhada da União das Mães de Schoenstatt.
    abçs a todas e até novembro em nosso retiro anual, outro momento de muitas graças…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: