Publicado por: União das Mães | 09/06/2009

UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT DO BRASIL

A União das Mães de Schoenstatt do Brasil é parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt. É uma comunidade de mães de família que pela originalidade de sua vocação se colocam a serviço da família e da Igreja.

A Obra Internacional de Schoenstatt tem uma estrutura federativa, formada por mais de 25 comunidades independentes juridicamente umas das outras. O que as une e vincula é a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, o mesmo Fundador, a espiritualidade comum e o objetivo da renovação religioso-moral do mundo.

A União das Mães assim como todas as Uniões de Schoenstatt é uma Comunidade de guias. Juntamente com os Institutos e as outras comunidades da União Apostólica, a União das Mães é parte motriz da Obra de Schoenstatt.

FUNDAÇÃO

Santu_rio_Original

Pela atuação de seu instrumento fiel, nosso Pai e Fundador, o Padre José Kentenich, a nossa Comunidade da União foi chamada à vida, no dia 08 de setembro de 1950. A protetora da União é a Mãe Três Vezes Admirável. O patrono especial é São Paulo.

MISSÃO

Conforme o desejo do Fundador, o Pe José Kentenich, os membros dos Institutos e das Uniões têm a tarefa de servir, na medida do possível e em disponibilidade responsável, às organizações da Liga e do Movimento Popular e de Peregrinos. O decisivo para uma pessoa pertencer a uma comunidade é sempre a vocação pessoal que Deus concede a cada um.

Estimuladas por nosso Pai Fundador, vemos na pessoa e missão de Maria, Mãe de Deus, nosso ideal e objetivo, aos quais aspiramos. Na Aliança de Amor com Ela, trilhamos nosso caminho, conscientes de sermos chamadas e enviadas, em nossas famílias, na Igreja e na sociedade, como senhoras e mães, para sermos em nosso tempo, reflexos de Maria.

estatua

ESPIRITUALIDADE

A mãe da União aspira, em generosidade e liberdade interna, ao espírito dos Conselhos Evangélicos. Com isso, ela se tornará capaz de fazer aquilo que “causa alegria ao Pai” (Cf Jo 8,29) em sua vida familiar, profissional, bem como poderá servir melhor à missão de Schoenstatt na Igreja. Nosso berço e escola de amor é o Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Em singela filialidade e maternidade responsável, procuramos representar o ideal, que reluz em Maria, a “Imagem de Sol de toda dignidade feminina”.

APOSTOLADO

A finalidade da União é a educação de apóstolos leigos, formados segundo o espírito da Igreja. O apostolado é o fim primeiro. Os campos de apostolado são, de preferência, a própria família, o Ramo das Mães e a Família de Schoenstatt. Servimos pelo apostolado do ser, da oração, do sacrifício e da ação. Além de procurar engajar-nos, conforme a situação o permite, no âmbito da Igreja, na profissão e na vida pública.

NOSSO LEMA

Nosso lema é “Caritas Christi urget-nos!” Está formulado com base no apóstolo São Paulo (1 Cor 5,14) – o modelo de apóstolo.

Sim, o “Amor de Cristo nos impulsiona”! Não se trata apenas de apresentar a mensagem cristã num mundo pluralista e de múltiplas ofertas. Trata-se de abrir o coração e mostrar a fonte de nossa vida e para que vale a pena viver.

Hoje nos vemos exigidos por um ateísmo novamente crescente e agressivo. Para eles somos uma provocação. Então é bom que não estejamos sós na luta, mas que vivamos em União.

Pela Aliança de Amor estamos numa indissolúvel solidariedade uns com os outros, fortalecendo-nos e nos apoiando mutuamente. Compartilhamos nossa fé e nosso compromisso apostólico. Na Aliança de Amor há um intercâmbio de dons e tarefas dentro da União. Este é também o significado da aliança.

Anúncios

Responses

  1. Queridas Maes da União
    parabens pelo blog!
    Isso mesmo! Vamos preencher o ciberespaço com nosso mundo de Schoenstatt e levar pela rede a missao de nosso Pai!
    Que este blog seja um canal pelo qual muitas outras mães encontrem o caminho para Schoenstatt, para a felicidade que as senhoras vivenciam!

  2. Candida
    Parabéns pelo artigo e pelo blog.Lendo-o parece que estavamos juntas neste Congresso.Senti orgulho de vocês e agradeci a Mãe de Deus por esta vocação pela qual somos chamadas e que respondemos-Sim, Pai !Eis-me aqui !
    Que com a ajuda de Maria e sob a Ação do Espirito Santo possamos dizer que a União sou eu,aonde estivermos, a qualquer tempo e em todo lugar. Abraços.Bertha

  3. Parabéns pelo blog, gostei de tudo e recordei os dias que passei em Shoenstatt.
    Continue sempre colocando notícias sobre Shoentatt.Abraços.
    Maria do carmo Viana

  4. Parabéns Cândida. O blog esta lindo. Parabéns pelos artigos, pelas fotos. Valeu todo seu esforço, todo o Capital de Graças e com certeza a Mãe vai cuidar para que muitos frutos venham dessa sua iniciativa. foi lindo rever todos esses momentos inesquecíveis que passamos juntas. o blog já faz parte da nossa história. Que belo presente que você esta oferecendo a Mãe pelos 60 anos da União. Fique com Deus,
    M. Augusta

  5. Querida Candida, queridas amigas da União das Mães, o blog está maravilhoso! Muito bom rever todas vcs, muitas saudades de todas.
    Parabéns, muito boas as fotos e os artigos.
    Estarei sempre unida a vcs pela Aliança de Amor e pela missão. Fiquem sempre abrigadas no Sagrado Coração de Jesus e no Amoroso e maternal Coração de Maria, com todo o meu carinho,
    Valéria

  6. que bonito ver leigas, mulheres de Deus, atras das coisas do alto…..
    È bom ter visto este site da Mãe que recebemos em nosa casa desde que casamos,a 10 anos! Força, paz , a todos em Cristo Jesus

  7. Queridas Mães da União, que alegria pertencermos a esta comunidade, com um ideal tão nobre. Que os dons do espírito Santo nos fortaleça cada dia , para termos cada vez mais ardor à nossa missão e vocação, e à nossa Aliança.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: