Publicado por: União das Mães | 09/21/2009

I CONGRESSO BRASILEIRO DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT

I CONGRESSO BRASILEIRO DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT

JUBILEU DOS 60 ANOS DA UNIÃO DAS MÃES

DE 8 A 10 DE SETEMBRO DE 2009

DSC00819

MTA, QUEM ME VÊ TE VEJA!

TEMA: CARITAS CHRISTI URGET-NOS!

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2009 aconteceu o I CONGRESSO BRASILEIRO DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT do Brasil, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai em Atibaia/SP.

Estiveram reunidas todas as mães da União de Schoenstatt de nosso país, representadas pelos seus seis cursos.

Dia 08/09/ – 1º dia

DSC01072

No dia 8 de setembro, data em que recordamos a Fundação da União das Mães, tivemos a abertura do Ano Jubilar de 60 anos da União das Mães.

Na parte da manhã, as dirigentes dos cursos se reuniram com Ir. Clades para tratarem da questão de suma importância: COMO SERÁ CELEBRADO O JUBILEU DE 60 ANOS DA UNIÃO DAS MÃES NO DECORRER DO ANO DE 2009/2010 NO BRASIL?

Algumas sugestões já foram delineadas como:

– Promover celebrações comunitárias.

– Unir as celebrações com o jubileu do centenário de sacerdócio de nosso Pai e Fundador.

– Dar testemunho de vida como unionista, mostrando às pessoas com alegria o apostolado, o atuar da União. Que cada mãe, dentro de sua realidade faça este Jubileu ser conhecido nos campos onde ela atuar: trabalho, família, etc.

– Textos para Revista Tabor.

– Blog (em construção).

– Inserir a nossa família numa missa de Jubileu. Como opção comum surgiu a idéia de uma celebração solene seguida de uma refeição festiva com os familiares das mães unionistas. Ficou para ser definida a data e se será num sábado ou domingo.

– Nos Congressos e em todas as situações em que a União das Mães se fizer presente, entregar os santinhos com a oração Súplica em Defesa da Vida, demonstrando nossa preocupação pelo desrespeito com a vida humana no mundo atual.

– Divulgar o selo comemorativo dos 60 anos da União das Mães.

– Palestra na Jufem sobre os ideais da União.

– Proposta de duas viagens para divulgar a União das Mães no ano jubilar:

1 – Na capital do Brasil – Brasília, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional em maio de 2010. Numa peregrinação jubilar, visitar o Santuário Tabor da Esperança. Ir pela União como um todo e não por curso.

2 – Peregrinação jubilar a Curitiba, por ocasião do Jubileu de Prata do Santuário Tabor Magnificat.

Importante:

– A União no Brasil tem 18 anos. Primeira candidatura: O 1º Curso da União das Mães iniciou-se em 1992. A primeira Consagração foi em 1996.

– Somos 46 membros da União.

Observação: Em 08/09/2010 – celebrações, apresentando os frutos deste ano que vivemos.

ABERTURA DO CONGRESSO

As atividades desse dia da “Natividade de Maria” e “Dia da Fundação da União das Mães” iniciaram-se às 16h com a apresentação do trabalho sobre o Jubileu de 90 anos do Congresso de Hoerde pelas mães que foram a Schoenstatt. Levaram BANNER e PPS como mostra de seu apostolado e também de aspectos importantes de nosso país. Foi um intercâmbio profícuo no “Encontro Internacional das Mães da União”, onde houve momentos de espiritualidade, integração, convívio e lazer. Em seguida foi apresentado um PPS sobre o conteúdo do Congresso de Hoerde em Schoenstatt.

À noite seguiram-se as atividades com uma Vivência do 2º Curso em sua Consagração da Inscriptio no Santuário e às 20h Santa Missa na Capela Provincial.Encerraram-se as atividades desse primeiro dia de Congresso com uma linda Cantata Mariana que emocionou a todos os presentes.

DSC00805

Dia 09/09/2009 2º dia

DSC00827

De manhã, após Santa Missa no Santuário, ocorreu o ciclo de palestras com as mães Solange, Lia e Eliana e Ir. M. Clades. O tema desenvolvido foi: “Os quatro caminhos pedagógicos na formação da União das Mães”.

Na parte da tarde, dando  sequência à programação, cada curso apresentou o seu Ideal para enriquecer a Comunidade da União. Foi através do PPS e outros meios como encenações e jograis. Houve apresentação do Ideal e Missão dos Cursos 1º, 2º, 3º e 4º no Auditório, enquanto os Curso 5º e 6º assistiam a uma palestra de Ir. Ana Maria e em seguida com Pe. Ignácio.

DSC00869

1º, 2º, 3º e 4º Cursos

Encerrou-se a tarde com um período livre para Confissões e Oração Pessoal.

Após o jantar, às 20h aconteceu a cerimônia de Consagração do 3º Curso no Santuário.

DSC00900

Em seguida, uniram-se todos os cursos na Capela das Mães para Adoração e Bênção ao Santíssimo.

DSC00916

As atividades desse dia foram encerradas com momentos especiais de confraternização em clima de muita alegria.

DSC00932

Dia 10/09/2009 3º dia

DSC00990

Logo após a Santa Missa da manhã na Capela Provincial, seguiu-se uma palestra com Ir. Jacintha: Caritas Christi Urget-nos!  Lema da União Apostólica com paralelo a Hoerde com a vida de São Paulo e o servo Pozzobon.

ÀS 11h30 encerrou-se o Congresso com uma Oração de Envio no Santuário.

DSC01058

As despedidas ocorreram num almoço festivo.

DSC01064

O Congresso da União das Mães revestiu-se de riqueza de conteúdos, mas principalmente de muitas graças e bênçãos.

Anúncios

Responses

  1. Parabéns Cândida, pelo trabalho desse blog. Foi muito bom rever esses dias inesquecíveis da nossa Consagração. Que toda a alegria que vivenciamos não se apague de nosso coração.
    com todo meu carinho,
    M. Augusta

  2. Queridas irmãs de curso e familia de Schoenstatt

    Foram muito ricos e agraciados os dias deste congresso e da nossa consagração.Com certeza foram dias de tabor, onde fomos chamadas para uma grande e bela missão.Agora precisamos descer do tabor e vivenciar esta vocação com muito amor e ardor apostólico.Que a Virgem Maria com seu Divino Filho nos abençõe.
    Abraços.Bertha


Categorias

%d blogueiros gostam disto: