Publicado por: União das Mães | 09/08/2012

FESTA DA NATIVIDADE DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA E ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT

Dia 8 de setembro – Natividade de Maria! Aniversário da Mãe de Deus! 

Maria, o brilho de tua Coroa/ já refulgiu na mente de Deus,/ quando te ideou tão bela,/ tão rica, IMACULADA./ Imagem luzente do Filho Eterno,/ obra-prima da Sabedoria Infinita,/ Coroa da Criação. Pe. Kentenich 

Ao celebrar o nascimento terrestre de Maria, a Igreja se veste de alegria, transforma-se e manifesta-se em grandes efusões de ternura e contentamento. Estabelece uma festa especial para celebrar o nascimento da Santíssima Virgem, a Mulher predestinada para ser a Mãe de Deus que aparece sobre a terra com a alma santa e imaculada, com a mesma pureza e santidade com que saiu das mãos de Deus. E a sua vida terrena é vida de graça. Por isso, a Igreja celebra-a e convida-nos a celebrá-la com estas palavras: “Com grande alegria, celebramos a natividade da Santíssima Virgem Maria, pois o seu nascimento encheu de alegria todo o universo”.

Alegra-te e corre a felicitar a tua querida Mãe… A única que merece ser felicitada em seu nascimento, a única que traz com a sua vida terrena o gérmen da vida da graça em si e para todos nós.

Podemos imaginar o Pai eterno regozijando-se com o nascimento de sua Filha predileta. Podemos imaginar a felicidade do Filho, ao ver já na terra aquela a quem iria dar o nome de ‘Mãe’. Podemos imaginar o Espírito Santo que, com tanto empenho, fez maravilhas naquela menininha recém-nascida, para que ela tivesse mais graça, mais formosura, pureza e santidade que todos os santos juntos. Com que carinho, o Espírito de Deus foi colocando uma por uma todas as virtudes no coração da sua Esposa querida! Adaptação: ‘Pontos de meditação sobre a vida e virtudes de Nossa Senhora’, de Dr. D. Ildefonso Rodrigues Villar.

Por isso tudo, celebrar a natividade de Nossa Senhora é celebrar um marco fundamental da história da salvação. Peça fundamental nessa história, Maria é a intercessão que ligará a Trindade à humanidade. Através de seu corpo, por Deus preparado livre do pecado, Jesus vem ao mundo e nele realiza seu mistério salvífico.

Que a Festa da Natividade nos faça relembrar essa história tão especial, com os olhos agradecidos diante daquela que soube dizer sim e, através disso, tornar-se mãe não somente de Jesus, mas de toda a humanidade.

A Natividade de Maria é grandioso acontecimento envolto em profunda humildade. Por isso, ela nos mostra que quanto mais quisermos crescer aos olhos de Deus, tanto mais humildes, simples, despretensiosos havemos de ser, e tanto mais nos ocultar aos nossos olhos e aos olhos dos outros!

“Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar o nascimento da Virgem Santa Maria, da qual nasceu o sol da justiça, Cristo nosso Deus”.

No dia de teu nascimento, Maria, nós nos aproximamos de ti, cheias de júbilo e, com saudade, te suplicamos: Mãe, quem me dera ser como tu! Mãe, quem me dera ser tu!

Neste mês também comemoramos com alegria e gratidão os 62 anos da FUNDAÇÃO DA UNIÃO DAS MÃES. Pela atuação de seu instrumento fiel, nosso Pai e Fundador, Pe. Kentenich, a nossa Comunidade da União das Mães foi chamada à vida, no dia 8 de setembro de 1950 e, a partir desta hora, pôde desdobrar-se de maneira ricamente abençoada.

Estimuladas por nosso Pai Fundador, vemos na pessoa e missão de Maria, Mãe de Deus, nosso ideal e objetivo, aos quais aspiramos. Na Aliança de Amor com ela, trilhamos nosso caminho, conscientes de sermos chamadas e enviadas, em nossas famílias, na Igreja e na sociedade, como senhoras e mães, para sermos em nosso tempo, reflexos de Maria.

Com imensa e indizível bondade,/ concedeste a Schoesntatt a mais nobre flor da humanidade./Dá-nos guardá-la no santuário do coração/ e levá-la corajosamente ao mundo”.  (RC 267)

Pe. José Kentenich, nós acolhemos os seus ensinamentos e assumimos a sua missão!

A família da União das Mães de Schoenstatt do Brasil,  às portas do seu III Congresso Internacional, roga especialmente a Deus e à nossa querida Mãe Três Vezes Admirável, para que brilhe intensamente a luz do Tabor. O ideal Tabor que presenteaste à nossa nação, que ele ilumine a realização desse precioso acontecimento em nossa pátria.

Onde estão a mão e a boca que se esmeram em decantar a imagem de Maria, tal qual Deus a concebeu nos seus planos e a realizou no momento em que disse: Faça-se Maria? Segundo São Bernardo, Ela é a obra-prima que ultrapassa infindamente todas as demais obras de Deus, exceto o Deus-Homem. Todos os atributos divinos, por assim dizer, excederam-se para criar uma obra-prima de primeira grandeza: sua onipotência e sabedoria, sua bondade e santidade, sua misericórdia e clemência. Livro: Maria, Mãe e Educadora – Pe. Kentenich.

Anúncios

Responses

  1. Que alegria poder saudar a Santíssima Virgem Maria , sol da justiça, rainha do céu e da terra, mãe dos pequeninos, Mãe de Deus e nossa Mãe, no dia de seu nascimento, com esta homenagem tão digna…
    Que a luz do Espírito Santo expressa nesta vela, nos indique sempre o melhor caminho, para que possamos ser verdadeiros reflexos teus.
    Dá-nos, oh Mãe Querida, sermos bem firmes na fé, na esperança e na caridade, pequenos frutos de teu amor,pequenas Marias num mundo que despreza esta imagem em detrimento de uma imagem falsa e indigna de mulher.
    Mãe, cuida para que o valor humano seja resgatado em cada indivíduo e que sua imagem seja refletida no rosto de todos os seus filhos!
    Obrigada,de coração à querida Candida pela postagem tão bem elaborada, lembrete de nosso III Congresso Internacional da União de Mães que bate as nossas portas e que, certamente vem nos trazer muitas graças e alegrias.
    Viva nossa Mãe Querida, viva Jesus,teu amado Filho, viva nosso tão esperado Congresso, viva a União de Mães de Schoenstatt!
    Suely

    • LINDO!!!!!! QUE NOSSA MÃE IMACULADA ABENÇÕE TODA A UNIÃO DE MÃES DE SCHOENSTATT NO DIA EM QUE COMEMORAMOS MAIS UM ANO DE FUNDAÇÃO.
      UNIDAS EM ORAÇÃO PARA O EXITO DE NOSSO III CONGRESSO DA UNIÃO DE MÃES… “MÃE, QUEM ME VÊ, TE VEJA!!!
      C/ CARINHO
      MARIA EDNA

  2. Neste dia tão importante para todas nós, nasce um princesinha, Ingrid Maria, filha de Eliane Chaves União das Mães 5 curso Londrina-Pr. Que nossa Mãe abençoe o Congresso. Um abraço a todas…..

  3. “MTA, Quem me Vê, Te veja!”,
    Com o coração transbordando de alegria, pedimos que nossa Rainha das Virtudes nos abençoe.
    Carinhosamente
    Dirlane Maria


Categorias

%d blogueiros gostam disto: