Publicado por: União das Mães | 10/04/2012

III CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT

A alegria do nosso Congresso ocorrido em Atibaia – São Paulo / Brasil – De 24 a 28 de setembro de 2012. 

A grande expectativa que trazíamos em nossos corações deu lugar a uma bela realidade: enfim aconteceu o esperado III CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT. Com ele ficou  a alegria de podermos nos doar e nos entregarmos mais e mais à nossa missão como unionistas. EstIvemos  juntas, recebendo e acolhendo nossas irmãs delegadas, oriundas de diversos países, para compartilharmos as nossas experiências, os nossos anseios e as nossas propostas de caminhada como Comunidade de Schoenstatt. Participaram mães da África do Sul, Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha, Chile, Paraguai, Estados Unidos-Texas e 40 mães da União das Mães do Brasil.

Chegada das mães no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP

Chegada em Atibaia

ABERTURA DO CONGRESSO

 A abertura do Congresso iniciou-se no dia 24 de setembro de 2012, às 17h00 com a celebração da Santa Missa, na Capela Custódia Viva, na Casa do Movimento. Foi presidida pelo Pe. Marcelo, em português.

A Abertura Oficial ocorreu às 20h00 sob a responsabilidade do Brasil, país anfitrião do Congresso e do Chile, no Auditório Pe. Kentenich.

Quanto ao tema, a Abertura do Congresso contemplou alguns pontos essenciais para a Família Internacional Schoenstatiana, para a Igreja e para a mulher.

Foram contextualizados os seguintes temas: o triênio que antecede ao Centenário da Aliança, o Centenário da Pedagogia de Schoenstatt, o Ano do Santuário, o caminho a 2014, o Ano da Fé, os cinquenta anos do Concílio Vaticano II e os elementos atuais que atingem a dignidade da mulher, da mãe. Por meio da Abertura, o congressista situou-se no mundo, na Igreja e na Obra.

 Após a explanação do tema, as delegações foram apresentadas na ordem alfabética da Língua Portuguesa, ficando a delegação do Chile por último, quando se destacou o Conselho Chileno e lhe foi dada a palavra. Nas apresentações as delegações estrangeiras subiram ao palco.

A delegação brasileira, por ser a anfitriã, foi a primeira a ser apresentada. Todas as unionistas nacionais ficaram de pé, entre o palco e as cadeiras, nesse momento. Quando as demais delegações foram apresentadas, cada curso brasileiro subiu ao palco e entregou flores para as mães de cada delegação.

 Todas as nossas mães, sentem-se responsáveis por carregar a União das Mães do Brasil. Foi cantado de maneira vibrante, só em português a música: Tabor, Tabor, lugar de luz e Glórias.

APRESENTANDO AS DELEGAÇÕES…

Auditório lotado e atento

A delegação da Argentina

A delegação o Chile

A delegação da África ado Sul

A delegação da Alemanha

A delegação de Portugal

MOMENTO IMPORTANTE DA ABERTURA: APRESENTAÇÃO DO LOGO 

Em seguida ao pronunciamento do Conselho Chileno, o logo foi apresentado como uma conquista, como fruto da preparação espiritual, da União do Brasil, no decorrer desses cinco anos que antecederam o Congresso.

Cada elemento do logo foi apresentado, um a um no PowerPoint, com sobreposição, até o logo ser tornar completo totalmente.

Terminada a apresentação do logo, com a projeção de sua totalidade, a tela subiu e um banner com o logo impresso foi trazido, solenemente, por duas mães e apresentado aos congressistas.

FINALIZAÇÃO DA ABERTURA 

Após a apresentação do logo, os presentes foram convidados a se dirigirem para o Santuário, caminhando e cantando, levando suas velas e bandeiras.

Chegando ao Santuário, a delegação da Alemanha foi convidada a proferir algumas palavras para as congressistas, evidenciando as dádivas e o Capital de Graças a ser preenchido, oriundos do Santuário Original.

Ir. Luciane fez a acolhida. 

A Abertura foi finalizada com a consagração e a bênção dadas pelos três sacerdotes assistentes. Às 21h00 Pe. Marcelo deu a bênção final e nos dirigimos para uma visita à MTA.

SEQUÊNCIA DO CONGRESSO… 

No dia 25 de setembro, terça-feira, às 07h30 foi celebrada a Santa Missa (Liturgia em Espanhol – leituras e homilia) na Capela Custódia Viva.

Após o café, às 09h30, no Auditório Pe. Kentenich,  houve a apresentação das Delegações em  (PowerPoint):  Alemanha, Argentina e Paraguai (cada apresentação com no máximo 15 minutos).

Houve pausa cafezinho . Dando continuidade… Apresentação das Delegações do:  Brasil, EUA-Texas e África do Sul.

A apresentação do Brasil incluiu o que de mais significativo aconteceu nestes 5 anos, desde novos cursos e sua caminhada, abertura do ano jubilar e celebração do mesmo, nossos projetos: livros de receitas, oração pela vida, evangelizando com a musica, edição do Fundador nos Fala nº 4. Para finalizar, um mosaico de fotos de todas as nossas unionistas brasileiras dizendo que a União do Brasil se encontra ali.

No final da apresentação, as mães receberam um mimo: marcador de página e um chocolate.

Na hora do almoço, as irmãs de Maria prestaram homenagem às mães, cantando.  E depois de um período para descanso seguiu-se, com retomada das atividades às 14h30 com o CAFÉ CULTURAL na praça de alimentação nova. Ali houve muita música e apresentação de quitutes da cozinha brasileira. Foram momentos de integração e descontração.

Às 17h00 – Passeio Alternativo dentro do Centro Schoenstatt Tabor (Brasil) com a Equipe de Acolhida. Foram momentos  bem tranquilos,  livres  e sem formalidades. Os participantes visitaram com Ir. Mônica – casa provincial, cemitério, juvenato. Com Ir. Gislaine – tenda e como é a acolhida dos romeiros. Ir. Liliane mostrou o secretariado e como caminha a Campanha da Mãe Peregrina. Visitaram também a  a Gráfica, os dados estatísticos, material para AA e para  trabalho da peregrina infanto juvenil .

Para finalizar as atividades do dia tivemos às 20h00 – Vivência (Chile): Momento Cenáculo   na  Capela Custódia Viva.

O dia 26 de setembro – quarta-feira , iniciou-se com a celebração às 7h30 da Santa Missa, na Capela da Custódia com (Leituras e evangelho em Alemão).

Às 9h30 teve início o ciclo de conferências, iniciando-se com a Argentina: Aliança de Amor.     Terminada a conferência, ficaram três perguntas a serem refletidas e debatidas pelos congressistas. Após uma pausa para o  cafezinho , os grupos se reuniram para responder às perguntas relacionadas com a conferência.

Dando continuidade aos trabalhos, Conferência (Alemanha): O Apostolado para a Unionista.

Às 20h00 – Vivência do Brasil: Missão Brasil Tabor.

O dia 27 de setembro iniciou-se com a Santa Missa (Liturgia em Inglês), na Capela das Irmãs. E os trabalhos continuaram com a Conferência a cargo das mães do Chile: Critérios de Seleção para ser Unionista. Ao terminar, segui-se o mesmo sistema de outros dias: 3 perguntas a serem refletidas e debatidas pelos congressistas, finalizando com as respostas à mesa que conduziu esse momento.

Às 15h30 – Conclusão do Congresso e metas futuras  para 2014, 2019 e próximo Congresso com as participações da) Alemanha, Chile e Argentina.

O encerramento do Congresso aconteceu em meio a muita alegria, com um  Jantar festivo , com a animação de nossas cantoras Edna e Fátima.

PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO NACIONAL

Na sexta-feira, dia 28 de setembro, o grande dia da Peregrinação ao Santuário Nacional, com roteiro de visitas previamente definido.  Os Congressistas viajaram de ônibus numa verdadeira romaria. Para a viagem,  grupos pequenos foram acompanhados por unionista brasileira. A saída ocorreu  às 8h30.

Houve a Santa Missa na Basílica. 

O retorno a Atibaia deu-se às 17h00.

Concluindo, sabemos que temos muito que nos empenhar pela autoeducação. Precisamos ser lapidadas, dia a dia, pela Mãe de Deus, para irmos conquistando sua semelhança. Assim, o nosso ser e o nosso agir poderão refletir a imagem de Maria. E é isso que queremos, não só agora nesse Congresso. Nossa atuação deve ser contínua, queremos aspirar às virtudes da Mãe de Deus. Queremos ser o espelho de Maria no Brasil-Tabor!

Anúncios

Responses

  1. Parabéns pelo encontro maravilhoso. Que Deus abençõe a Federação das Mães do Schöenstatt!
    Maria Fernanda Arduino de Obiglio
    Curso 24, Buenos Aires, Argentina

    • Foi muito gratificante e enriquecedor vivenciar a unidade e a disponibilidade em acolher e em servir que cada mãe da união do Brasil demonstrou.Foi um trabalho intenso onde houve dedicação total de cada equipe que se esmerou em poder realizar sua tarefa da melhor forma possível para o sucesso do congresso.Acho que atingimos nosso objetivo.Parabéns a todas as mães unionistas e que a Virgem Maria as abençoe com seu Divino Filho.
      Bertha Vieira Freire
      3ºcurso

  2. Que alegria poder reviver tantos momentos fecundos de nosso III Congresso Internacional. Sem incorrer em exageros, eu diria que o céu tocou a terra de nosso coração neste período e que pudemos experimentar as verdadeiras glórias do Tabor de Cristo e de Maria, junto ao Santuário de Graças, em Atibaia/SP. Só tenho que agradecer pela feliz oportunidade de conviver com irmãs de coração e de ideal, das mais distantes partes do mundo, e das irmãs brasileiras, e poder crescer na fé e no apostolado.
    Somos uma comunidade ricamente privilegiada pelo nosso pai e fundador, Pe.Kentenich e por tudo somos muito gratas e abençoadas.
    Parabéns a todas que participaram e que engrandeceram nossa União em mais este Congresso. Deus abençoe a todas.
    Meu especial carinho e agradecimento a quem, com imensurável empenho nos proporcionou esta matéria.
    Suely Luzia Crema Bayerlein
    3º curso


Categorias

%d blogueiros gostam disto: