Publicado por: União das Mães | 08/29/2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013

Papa Francisco chega ao Brasil

Chegada do papa

O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h45 da segunda-feira, do dia 22 de julho de 2013, para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Desfilou em carro aberto e saudou os jovens em seu primeiro discurso no Rio de Janeiro.

Cristo bota fé nos jovens. E também os jovens botam fé em Cristo”, afirmou o Papa. “Obrigado pelo seu generoso acolhimento (…). Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Estes jovens vêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade”, afirmou.

Também bate à porta de nosso coração.

“Por isso, peço licença para entrar e transcorrer essa semana com vocês. Não tenho nem ouro nem prata, mas tenho algo de mais precioso que me foi dado: Jesus Cristo”, afirmou o Papa Francisco.

Cruz da JMJ

Que muitos jovens sejam portadores dos ensinamentos dessa jornada!

O encontro do Papa Francisco com os jovens, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, estimulou, tanto o clero como o leigo, a ousar pela missão que Cristo nos deixou: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

O clima da Jornada foi maravilhoso. Jovens de todas as partes do mundo envolvidos na mais plena alegria. Isso tocou todo país. Foi fantástico ver uma multidão nas ruas cantando, cumprimentando-se, ajudando-se, numa profunda demonstração de fraternidade, num mesmo ideal, alicerçado na mesma fé.

SCHOENSTATT PRESENTE E ATUANTE NA JMJ

Como todo o seguimento da Igreja do mundo inteiro, o Movimento Apostólico de Schoenstatt esteve presente na JMJ. Jovens, sacerdotes, Irmãs de Maria, membros dos Ramos, enfim, toda a Família Schoenstatiana acompanhou e vivenciou as mensagens oriundas do Papa Francisco.

Pe. Alexandre na chegada do Papa Francisco ao Brasil

Pe. Alexandre com o papa

O Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, Padre Alexandre Awi Mello, foi nomeado pelo Papa Francisco para ser seu Secretário Pessoal durante a JMJ- Rio 2013.

A UNIÃO APOSTÓLICA DE MÃES DE SCHOENSTATT NA JMJ

Fátima Gabrielli 3As mães da União de Mães participaram, com entusiasmo e empolgadas pela missão, da Jornada Mundial da Juventude. Suas atividades foram diversificadas: rezaram e distribuíram terços em prol da jornada, acolheram os jovens schoenstatianos oriundos de outros países, participaram da organização do evento, cantaram para os jovens…

Fátima Gabrielli em sua apresentação na JMJ – Rio – 2013

 Encontro com o Papa Francisco

Ana e o papa

Ana Priscila, mãe unionista, participou da oração do Ângelus com o Papa Francisco.

Muitas mães da União Apostólica de Mães de Schoenstatt participaram pessoalmente, testemunhando esse grandioso acontecimento, a exemplo de Ana Priscila R. de Oliveira, que teve um encontro emocionado com Papa Francisco e nos deu seu depoimento:

Hoje o dia foi iluminado e muito feliz porque eu e mais alguns voluntários do COL, tivemos a oportunidade de rezar o Ângelus com o Papa Francisco. Louvado seja Deus por esse momento que nunca mais esquecerei! 

VIGÍLIA EM COPACABANA

O Papa nos pergunta:

Em Copacabana 2‘Eu rezo? Eu falo com Jesus ou tenho medo do silêncio?’ Deixe que o Espírito Santo fale aos seus corações. Pergunte a Jesus: ‘O que quer que eu faça? O que quer da minha vida?’ Isso é treinar. Conversem com Jesus. E se cometerem um erro, um deslize, não temam. ‘Jesus, olha o que eu fiz, o que faço agora?’ Mas sempre fale com Jesus, nos bons e maus momentos, não tema. Assim vai se treinando o diálogo com Jesus. E também através dos sacramentos; através do amor fraterno, do saber escutar, do compreender, do perdoar, do acolher, do ajudar os demais, qualquer pessoa sem excluir nem marginalizar ninguém. Esses são os treinamentos: a oração, os sacramentos e o serviço ao próximo. Vamos repetir: Oração, sacramentos e ajuda aos demais. Quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se ‘sua a camisa’ procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja, mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. Fizeram assim como São Francisco: construir e reparar a Igreja.

Copacabana

“Meus amigos! Vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor”.

Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Aparecida, interior de São Paulo, durante a JMJ 2013. Carismático, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições. 

A MENSAGEM PAPAL

Saudação do papaAo se dirigir aos jovens, o Papa Francisco fez com que todo o cristão refletisse sobre sua fé, sobre sua conduta diante do próximo, diante de Deus e sobre seu compromisso com a Igreja.

Muitas das palavras do Papa Francisco, pronunciadas em suas homilias e seus discursos, encontram eco no ideal de cada uma de nós, mães pertencentes à União de Mães de Schoenstatt.

Dentre toda a riqueza de doutrina cristã deixada pelo Santo Padre, destacamos:

Ide, sem medo, para servir – O entregar-se ao outro, sem comodismo e sem medo, é a grande tarefa do cristão.

Conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria – A visão positiva da realidade, refletindo esperança em um futuro mais acolhedor, onde o ser humano possa dar felicidade e se sentir mais ainda feliz, por ter Cristo em seu coração, é o que todos nós devemos buscar.

O que terá deixado a cruz de Jesus em cada um de vocês? – Compreender o que a cruz significa, leva-nos a perceber o grande amor de Deus para conosco. Jesus, pela cruz, nos propõe o caminho da autoeducação e salvação. Ele quer que nos aperfeiçoemos a cada dia.

Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas – Devemos perceber na criança o meio seguro da propagação do reino de Deus e no ancião a maneira eficaz do aconselhamento pela prática da vida. Ambos devem ser respeitados e acolhidos por toda a sociedade. É o dom da vida presente em todas as gerações.

Conversem com Jesus – A prática da oração diária, do diálogo sincero e profundo com Cristo nos aproxima Dele e nos faz crescer espiritualmente. A oração nos aproxima de Cristo, permite-nos ouvi-Lo e percebê-Lo. Só a partir de nosso encontro pessoal com Cristo, podemos apresentá-Lo a outras pessoas.

Frase do papa

“Não podemos ficar encerrados na paróquia, nas nossas comunidades, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta fora para procurar e encontrar”, pediu ele aos bispos e sacerdotes.

Pensamento do papa

O PAPA FRANCISCO EM APARECIDA

Em AparecidaO Papa em sua homilia destacou as três posturas do Cristão: Conservar a Esperança; deixar-se surpreender por Deus e Viver na Alegria. O cristão é alegre, nunca está triste. Deus o acompanha.

Temos uma mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos, por nós, como a rainha.

E terminou dizendo: “Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’. Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja!”

Jornada Mundial da Juventude alicerçada por Maria

Nossa SenhoraAo experimentar as mensagens apresentadas pelo Papa Francisco, vivenciamos muitas das virtudes de Maria.

Maria, que disse um sim a Deus e a tudo que Ele idealizou para sua vida, deu-nos o exemplo de mulher autêntica, colaboradora com o reino de seu Filho Jesus, pois se mostrou sempre serviçal, confiante, repleta de esperança e alegria, fiel e filial, portadora da vida, orante.

Que a JMJ-2013 possa deixar como legado, a todas nós, a graça de conquistarmos o caminho de Cristo com o coração da Mãe de Deus.

PAPA FRANCISCO SE DESPEDE DO BRASIL

Na sua mensagem de despedida às autoridades brasileiras, Papa Francisco expressou um anseio: que seja instaurada neste mundo a civilização do amor”!

 E partiu com o coração cheio de saudades…Papa se despede

“Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados.

 O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se à Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado Santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade.

O Papa vai embora e lhes diz “até breve”, um “até breve” com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!

Passados esses dias do grande acontecimento da visita de Papa Francisco no Brasil, sentimos que ficou impregnada em nossa retina sua imagem terna, alegre e amorosa. Em nosso coração ficarão para sempre suas sábias e fraternas palavras e a alegria de termos acolhido em nosso país esse inesquecível evento – a JMJ – Rio/ 2013.

Foto de conclusão

Cracóvia

Anúncios

Responses

  1. Querida Candida nossa “jornalista”, excelente matéria sobre o Papa Francisco e sua participação na Jornada Mundial da Juventude. Você conseguiu unir, em poucas palavras, muito do que ele nos deixou como mensagem em suas homilias, discursos em diversas ocasiões e frases casuais.
    Muito aprendemos com ele e agora podemos confirmar.
    Que seus ensinamentos nos calem fundo e que possamos ser pequenos instrumentos da grandiosa missão proposta na JMJ:
    “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19)
    Me orgulho de ser católica, de ser schoenstatteana, de ser cristã!

    Suely (União de Mães- 3º curso)

  2. Maravilha, Cristo realmente está no meio de Nós.

  3. Cândida querida, parabéns pela matéria !Que este dom que Deus lhe deu seja colocado sempre a serviço dos nossos irmãos.Descrever com lealdade e amor a visita do nosso Papa ao Brasil, nos faz lembrar das alegrias, dos ensinamentos e da sua sabedoria que guardaremos sempre em nossos corações, bem como um fato histórico para a humanidade .
    Bertha
    3ºCurso da União de Mães

    • Bertha querida: Obrigada por suas generosas palavras em nosso blog, enriquecendo-o. Que bom que estamos juntas sempre, comungando do mesmo ideal! Deus lhe pague! Candida

      ________________________________

  4. Linda matéria!!! Bjs

  5. É bom reviver a visita do Papa, suas palavras e gestos que encantaram o Brasil e despertou o povo para os ensinamentos de Jesus: simplicidade, alegria, amor….
    Vania Maria
    3º Curso da União de Mães

  6. Esse acontecimento deve ficar gravado para sempre em nossa memória, vida e coração! Percorrer novamente a visita do Papa nestas páginas, foi uma delícia, uma alegria, um ânimo e muitas certezas.
    Obrigada querida Cândida, por se colocar a serviço, doando seus dons nesta delicada e bela matéria!
    Abraços, Luzia 6º curso


Categorias

%d blogueiros gostam disto: