Publicado por: União das Mães | 12/13/2013

TEMPO DE ADVENTO

TEMPO DE ADVENTO… Tempo de espera.

Advento 2013

Deus nos permite viver neste tempo. Ele nos dá a graça de vivermos mais um tempo de Advento.

Temos, pela gratuidade do amor de Deus, a alegria de preparar os caminhos daquele que vem para nos ensinar a estreitar os vínculos filiais com Maria, nossa Mãe, por Jesus Cristo e, na força do Espírito Santo, com Deus, nosso Pai.

Nas semanas que nos separam da festa do Natal, somos convidados a preparar nossos lares, para que se tornem mais acolhedores, mais harmoniosos, e a propiciar a proximidade dos familiares e amigos, a fim de que o milagre da Noite Santa se repita e se renove em cada coração.

É tempo de caminhar na fé! É tempo de acreditar mais e professar a fé com atitudes concretas. Serei capaz disso? Como posso fazê-lo?

Com atitudes grandes e nobres, como buscar o perdão e também oferecê-lo a quem nos magoou. Com atos singelos, como um cuidado especial com a arrumação da casa, o colocar luz e cores que criam uma atmosfera de alegria para a espera do Salvador Jesus.

A Liturgia deste tempo nos ajuda a renovar em nosso coração a esperança e a colorir de confiança o presépio mais íntimo de nosso ser, para que nele possa habitar o Deus da Vida.

Dentro deste Tempo especial, encontra-se a preciosa Celebração da Festa da Imaculada Conceição de Maria.

Que aquela que foi concebida sem pecado original nos ajude a seguir pelo mundo distantes do pecado e a sermos Pequenas Marias,  a acolher a mensagem de Deus e,  como Ela,  responder: “Eis aqui a Serva do Senhor”!

A IMACULADA

Querida Mãe de Deus, Imaculada!

Em ti, o Criador e Pai

elevou a natureza humana e, sobretudo,

a natureza da mulher a uma grande

dignidade, enobrecendo-a regiamente.

Tu és a criatura paradisíaca,

cuja natureza humana

permaneceu plenamente intacta e íntegra.

Pe. José Kentenich

… RELEMBRANDO OS CONCEITOS

O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”)  é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã.

Advento 4É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, prepara-se para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.  O início do advento é conhecido tradicionalmente como o dia certo para montar a árvore de Natal. (Wikipédia)

ORAÇÃO DA NOVENA DE NATAL

A Mãe e seu Filho

D. Eterno Pai, para selar uma nova e eterna Aliança de Amor, com vossos filhos, através de Maria, nossa Mãe, enviaste-nos o vosso Filho Unigênito. Concedei-nos que, pela intercessão daquela que preservastes de toda mancha, preparemos digna morada para o Salvador que veio a este mundo para implantar o vosso reino de amor, de justiça e paz.

T. Pai-nosso…

Maria a caminhoD. Nós vos oferecemos, ó Pai, para a vossa maior glória, os sofrimentos da Santíssima Virgem e de São José na longa jornada de Nazaré a Belém; oferecemos igualmente as angústias de seus corações por não acharem abrigo, quando se aproximava o nascimento do redentor do mundo.

T. Aceitai, pelas mãos de Maria, os trabalhos, lutas e sofrimentos de nossa jornada diária, para que Cristo encontre os corações de todos os homens abertos e receptíveis e neles possa renascer pela graça. Querida Mãe Três Vezes Admirável, unidos a Vós, no silêncio e recolhimento, esperamos com grande anseio a vinda do Salvador.

Despertai em nós profunda gratidão para com o Pai Celestial, que repousou seu olhar  sobre vós e vos escolheu para dar à luz a Cristo, a fim de que nele a humanidade possa retornar a seu coração paternal.

D. Mãe, preparai a nós e a nossa família para a vinda de vosso Filho. Rezai conosco:

T.  Vinde, Senhor com vosso poder, para reinar sobre nós.

     Vinde, Senhor com vosso auxílio, para nos ajudar,

     Vinde, Senhor, com vossa luz, para conhecermos o caminho de Deus.

     Vinde, Senhor, com a vossa paz, pra nos unir.

     Vinde, Senhor com a vossa força, para nos fortalecer.

     Vinde, Senhor, com a vossa humildade, para nos fazer humildes.

     Vinde, Senhor, com a vossa pobreza, para fazer-nos pobres de coração e ricos de vosso amor.

     Vinde, Senhor, com a vossa graça, para fazer-nos filhos do Pai, e irmãos entre nós.

     Vinde, Senhor, com a vossa pureza, para nos purificar.

     Vinde, Senhor, com vosso amor, para que nos amemos e sirvamos uns aos outros.

D. Vinde, Senhor, e atendei-nos em nossas intenções.

T. Ave-Maria…                                                                                                                                                                            Livro: MANUAL DO ROMEIRO

 UM POUQUINHO DE NOSSAS MEDITAÇÕES…

Preparai o caminho

Celebrar liturgicamente o Advento é vivenciar a realidade profunda de Deus que se aproxima mais de nós, em nossa miséria e escuridão: Vinde, senhor Jesus!

Com essa súplica a Igreja nos convida a vivermos o mistério da Vinda de Jesus, para que em nossa vida, haja uma preparação especial. Que ao chegar o Senhor, a cada hora, a cada dia, encontre-nos preparados para acolhê-lo, com o coração desperto e cheio de saudade do Salvador.

PRESÉPIO 2Que o Senhor, aos moldes de Sua Mãe querida, nos encontre cheios de simplicidade, porém repletos de amor.  Ele pede o nosso amor, por isso faz-se menino! Com Ele aprendemos espontaneamente a entrar nos seus sentimentos, no seu pensamento e na sua vontade.

Com a Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe, adoremos o Senhor! Na Noite Santa, unamo-nos em oração, agradecendo profundamente a presença d’ Ele entre nós!

… Podemos imaginar e voar através de nossos pensamentos: Que sossego!… Que paz!… Que alegria!…Pareciam emanar de etéreas fontes!

Numa gruta em Belém alguém chegará para ser Mãe enquanto estranha lua a envolvia. O ar que se respira é perfumado. Maria sobre as palhas suspirou.

Uma estrela brilhou forte no céu, sua luz chamou a atenção de três Reis Magos que aguardavam um sinal dos céus, indicando o nascimento do Rei dos Reis. A luz foi tão forte que dissolveu as trevas e trouxe a Esperança para os homens de boa vontade.

José ergueu os olhos e o cajado e elevando a voz cantou: Salve! … Jesus nasceu e é Natal!

O Sim de Maria nos possibilitou dizer com toda alegria esta frase: “Deus está no meio de Nós”! 

Mergulhar no mistério de Deus é muito difícil, mas por meio de nossa Mãe, Rainha e Educadora, podemos soltar as amarras de nosso coração, que anseia ser filial, confiando inabalavelmente nesse mistério, e ter a alegria de contemplar o maior acontecimento de nossa história: a presença viva de Deus na Terra.

Músicas de Fátima Gabrielli
Clique no link abaixo para efetuar o download das duas melodias.
https://www.dropbox.com/sh/usqd6xbq7yoc1lu/hGP1JlRH4y

FELIZ NATAL

FELIZ NATAL

2014E um abençoado 2014

– Ano do Centenário da Aliança!

LOGO

Anúncios

Responses

  1. Um Feliz e Santo Natal para todos e um Ano Novo repleto de bênçãos, paz, saúde e alegria! ANO JUBILAR DO CENTENÁRIO DA ALIANÇA DE AMOR!
    Parabéns pela matéria. Advento é um tempo fecundo, um tempo especial para nós, católicos, schoenstatteanos para arrumarmos nossa casa espiritual, nosso interior… cortar as erva-daninhas de nosso jardim, limpar nosso coração e transformá-lo numa manjedoura quentinha e aconchegante para o Menino Jesus que vem nos trazer uma nova esperança, um novo renascer, como foi tão bem expresso na matéria. Obrigada!
    Com alegria e gratidão,
    Suely (3ºcurso da União de Mães)

  2. Parabéns pelo Blog, pela Matéria do Advento, amo este tempo de espera e preparação para o Natal do Senhor. Vi tudo, li e gostei. Mais uma vez, parabéns!


Categorias

%d blogueiros gostam disto: