Publicado por: União das Mães | 07/08/2014

A FESTA DE PENTECOSTES

Festa de Pentecostes

A festa de Pentecostes comemora o nascimento da Igreja Católica Apostólica Romana, quando se realiza a promessa de que o Pai, após a Ascensão de Jesus, enviaria o Espírito Santo para ensinar e recordar tudo o que Ele dissera aos seus seguidores…

Espírito SantoO Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em Meu Nome ensinar-vos-á todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (João,14,26).

Em João, 20,19, lemos que, naqueles dias, os apóstolos, por medo dos judeus, estavam trancados no Cenáculo.

Lá estava também Maria, a mãe de Jesus. Confiantes e em contínua oração, eles esperavam a chegada do Espírito Santo prometido por Jesus.

A vinda do Espírito Santo não acontece num dia qualquer, mas em continuidade com o Pentecostes judaico, que se celebra, 50 dias após a Páscoa. A comunidade está reunida por completo, todos juntos, no mesmo lugar, na mesma casa. O vento vem repentino e surpreendetemente, como um vento impetuoso (João 3,8).

O Espírito é a nova lei, não mais escrita em tábuas de pedra, mas nas tábuas do coração.

O FOGO TRANSFORMADOR

descida do ES

O fogo do Espírito é transformador. Um verdadeiro Batismo de Fogo que capacitará aqueles tímidos e amedrontados seguidores a sair pregando com ousadia, a conversão, a Ressurreição e todo o projeto de amor, perdão e justiça proposto pelo Mestre, e ainda enfrentar com coragem as perseguições e ameaças de morte por parte dos judeus, a quem não abandonasse o caminho ensinado por Jesus.

Hoje, milhares de missionários deixaram tudo para anunciar a Boa Nova de Jesus nos cinco continentes, enfrentando todo tipo de dificuldade para que o Seu Reino se estendesse no mundo todo.

MISSIONÁRIAS NO MUNDO DE HOJE

Assim também nós, mães unionistas, somos enviadas para uma missão: cooperar na transmissão da Fé, para que o Reino de Deus cresça entre as pessoas.

Necessitamos de uma ação direta do Espírito Santo para podermos atuar dentro da virtude e perfeição cristã.

No Espírito Santo, 3° Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho; e confiantes nesse Amor, que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar, vamos pedir a Deus Pai, por intercessão da nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, que nos conceda a graça de ter uma confiança inabalável; que ao seu exemplo, na anunciação e aos pés da Cruz, sejamos também fortes, seguras, perseverantes, para que, quando Cristo parecer dormir no barco de nossa vida, não duvidemos de Seu Poder, mas tenhamos coragem de confessar: Senhor eu creio em Ti. Assim foi a tua fé, Mãe: acreditaste sempre, mesmo na mais dura provação.

PKentenichComo o nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, nós amamos a Igreja. Pelo seu testemunho de fidelidade a Deus e de total dedicação a serviço do próximo, nós compreendemos que o nosso apostolado deve cumprir a incumbência que Jesus deixou a cada uma de nós: a transmissão da fé.

Nosso fundador, repleto dos dons do Espírito Santo, com uma confiança inabalável conduziu toda a família schoenstatiana com os frutos desse Espírito. Refletiu durante toda a sua vida, o amor, a alegria, a paz, a coragem, a benignidade, a fidelidade, a mansidão e o equilíbrio contidos em seu nobre coração.

“O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em forma de línguas de fogo. Antes disso havia neles muito pouco ardor, no máximo um pouco aqui e ali. (…) Línguas de fogo! O fogo também ilumina. O fogo se eleva às alturas. O fogo aquece. Não foi essa também a grande transformação que se deu nos apóstolos depois da vinda do Espírito Santo? Não é esse também o grande anseio do qual também nós estamos sempre interiormente possuídos, de modo especial depois que penetramos mais profundamente em tudo o que é divino, sobrenatural, do além?”   
Movidos pelo Espírito – Pe. José Kentenich (Domingo de Pentecostes – 29 de maio de 1966)
 
Mãe, quem me vê, te veja! Esse é o nosso apostolado. Maria é o nosso modelo. Nós nos espelhamos nela.

O Espírito Santo aconteceu em comunidade. Deus Pai e Jesus escolheram o Cenáculo para a vinda do Espírito Santo, fazendo dos apóstolos irmãos, servos e testemunhas do Evangelho.

Também somos uma comunidade. Também queremos arder como labaredas com a Luz e Força do Espírito Santificador.

Pombinha

Anúncios

Responses

  1. Que o Espírito Santo nos fortaleça em nossa missão de ser transparente da M.T.A..


Categorias

%d blogueiros gostam disto: