Publicado por: União das Mães | 11/02/2012

ECOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT

REPERCUTINDO O CONGRESSO…

MTA – QUEM ME VÊ, TE VEJA! Este foi o lema que uniu, incentivou e inspirou a comunidade da União das Mães de Schoenstatt para a realização do seu III Congresso Internacional, realizado entre os dias 24 e 28 de setembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia – SP. 

Após esse período de retorno aos lares e retomada das atividades junto aos familiares e comunidades, o coração de cada mãe da União ainda exulta de alegria pelos momentos agraciados vividos no Congresso.

DEIXARAM IMPRESSOS SEUS TESTEMUNHOS

Sim, a luz da União! A luz que brilha hoje com mais intensidade em nosso coração, que vai iluminando e clareando nossa missão. Ainda estou extasiada por tantas manifestações do cuidado e do amor de predileção de Deus por nossa comunidade.

Vamos adiante, rumo ao centenário! Rumo aos novos 100 anos! Que a história se grave e se fortaleça em nossos corações! Que nossa comunidade cresça e  cumpra o papel pensado pelo Pai-fundador dentro da Obra. Que sejamos Originais Peregrinas, dentro do lema MTA – quem me vê, te veja! Assim presentearemos ao Centenário uma Aliança de Amor Viva!

Eliana

Vivi dias de intensas alegrias, momentos fortes de espiritualidade e grande satisfação em estar com as mães brasileiras e estrangeiras, formando uma só família, a Família da União das Mães de Schoenstatt.                                                                                                                                                                  Vania

Participar do 3º Congresso Internacional da União das Mães de Schoenstatt em terra brasileira nos trouxe muita alegria em poder acolher nossas coirmãs vindas da Alemanha, África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Paraguai e Portugal, todas com o mesmo objetivo de missão.

Trocar experiências no apostolado, conhecer o trabalho em cada país e ver que cada mãe tem  o mesmo objetivo e missão de evangelizar e de ser a  imagem de Maria no mundo e nos lares.

(…) Regressamos às nossas casas com a certeza do cumprimento do dever e fomos recebidas com saudades pelos nossos familiares. Percebemos que através do nosso ser e agir demos testemunho de fé para a família e também o exemplo de missão. Assim fortalecemos os vínculos de amor e de fé no lar e na igreja.

Bertha

(…) Outro ponto que chamou muito minha atenção, foi como trabalhamos em total sintonia. A forma como é desenvolvido o trabalho dentro da União, é semelhante, em toda parte do mundo. Realmente ali, falava-se a mesma “língua”. Isso porque Maria é a nossa grande mestra, nosso Pai Fundador é nosso orientador, e a fidelidade une seus instrumentos. É necessário ser fiel aos ensinamentos que vamos aprofundando. Neste tripé, formamos uma grande união, uma unidade, dentro da diversidade, um só ideal.

Augusta

 (…) Após dois dias de muito frio e céu nublado, a manhã do dia 28 de setembro surgiu cheia de luz e calor, com um céu muito azul, premiando a todos que aguardavam a companhia do sol nesta visita à Mãe Aparecida, para entregar aos seus pés nossos trabalhos do III Congresso Internacional da União de Mães de Schoenstatt, além de apresentar para as delegações estrangeiras o Santuário Nacional de Aparecida com toda a sua estrutura e religiosidade.

Chegamos a tempo para participarmos da Consagração a Nossa Senhora Aparecida que acontece diariamente, ao meio-dia e, em seguida, acompanharmos a Santa Missa concelebrada pelos nossos dois padres congressistas: Pe. Lothar da Alemanha e Pe. Eduardo do Chile. 

 (…) Já eram dezessete horas, tempo de retornar para Atibaia, deixando que o silêncio e o cansaço das caminhadas fixassem em nossas memórias as lembranças deste dia que encerrou de forma tão digna e abençoada nossos cinco dias de Congresso da União das Mães.

As despedidas iniciadas no dia 27 de setembro seguiram-se até o dia 30, quando todas as delegações deixaram o Centro Schoenstatt Tabor de Atibaia, retornando para os seus países de origem ou seguindo para outros destinos. Não importa a direção. Estamos definitivamente unidos num mesmo lar espiritual, sendo filhos de um mesmo Pai, uma mesma Mãe, falando uma mesma linguagem familiar, daqueles que se consideram para sempre irmãos, reunidos pelo amor e ardor pela missão.          Neusa                                                                                                               

A alegria no rosto de cada mãe é que me marcou. Embora idiomas diferentes, mas todas com um único objetivo: “ser pequena Maria neste mundo. Ser mãe, assim como Maria foi para o menino Jesus”.  Acredito que este Congresso revigorou a mãe de cada curso.

Roseli

 (…) Quanta expectativa e ansiedade para esse evento! Foram meses de preparação, muita entrega ao Capital de Graças e oração. Valeu a pena! Encontramos com mães de vários estados brasileiros e também de outros países, e pudemos vivenciar as diferentes culturas, línguas e etnias, porém tínhamos o mesmo amor e ardor à nossa querida Mãe Três Vezes Admirável, ao Pai Fundador e ao Santuário. Foram dias de muita alegria, um tempo muito bom. Mas passou muito rápido…

E para chegarmos a tamanho momento de graças, teríamos de deixar nossas casas, nossos familiares para poder passar uma semana de um modo diferente. E a nossa Mãe cuida de tudo realmente. (…) Que Deus nos abençoe e nos dê forças para continuarmos na missão de filhas de Tabor!

Maria Clemente

AS IRMÃS DE MARIA PRESTIGIARAM O CONGRESSO COM SUAS PRESENÇAS E PARTICIPAÇÕES.

 

DEPOIMENTOS… 

Ir. M. Luciane de Schoenstatt agradece de coração por toda a acolhida e cordialidade a nós e a Família do Sr. Flavio W. e diz que: “chegaram bem na Alemanha e na Capela do aeroporto de Frankfurt celebraram a Santa Missa para agradecer a viagem e tudo o que puderam experimentar. Daí todos viajaram para as suas cidades. Ainda se precisa de algum tempo para elaborar e assimilar todas as impressões pouco a pouco.

Rosemarie e Ir. M. Luciane passaram pelo Santuário Original para agradecer em nome de todos e renderam gratidão junto ao sarcófago de nosso Pai e Fundador.

Nós somos profundamente gratos e de continente a continente saúdo de coração em nome do grupo de viagem.”

Ir. M. Luciane – Alemanha

 (…) Realmente el corazón está lleno de tantas vivencias hermosas que vivimos en el Congreso. Nuevamente ¡Muchas gracias por todo!  Para todas las Madres que participaron y trabajaron con tanto amor para que experimentáramos las glorias de María en el Tabor: que bueno es estar aquí! (…) Rezo por la fecundidad de nuestro Congreso en nuestro Santuario Cenáculo. Muchos saludos a todas  y una vez más un gran ¡Qué Dios se lo pague!  

(…) Realmente o coração está cheio de tantas belas vivências que vivemos no Congresso. Novamente, muito obrigado por tudo! Para todas as mães que participaram e trabalharam com tanto amor para que experimentássemos as glorias de Maria no Tabor: que bom estar aqui! (…) Rezo pela fecundidade de nosso Congresso em nosso Santuário Cenáculo. Saudações a todas e uma vez mais um grande: Deus lhes pague!

                                                                                     Ir. M. Mercedes – Santiago – Chile

Sister M. Heide responde de Texas:  (…) De nuevo te agradezco de todo corazón por todo lo que nos regalaron en este tiempo del congreso. Las gracias del Tabor de verdad estaban muy presentes y fue difícil decir adiós a ese hermoso lugar. En mi corazón resonaron con un sonido especial las palabras de San Pedro: ¡Qué bien estamos aquí!  (…) Permanecemos unidas en el corazón del Padre, tu 

(…) Novamente agradeço de todo coração por tudo o que nos presentearam neste tempo do Congresso. As graças do Tabor verdadeiramente estavam muito presentes e foi difícil dizer adeus a esse belo lugar. Em meu coração ressoaram com um som muito especial as palavras de São Pedro: Aqui é bom estar! (…) Permanecemos unidas no coração do Pai, tua

                                                                                                              Ir.M.Heide–Texas EUA

No Centro Schoenstatt-Tabor de Atibaia, as Irmãs das diversas Filiais que puderam participar das vivências comuns ou das celebrações, mas de modo especial pela oração, expressaram durante toda a semana: O Congresso foi um êxito! Expressaram a alegria de modo especial pela atuação de nossas Mães do Brasil-Tabor em todas as tarefas de frente e dos fundos. Tudo respirava alegria e acolhida da missão Tabor! Percebeu-se de perto e de longe a irradiação do lema que estava muito vivo nas nossas mães do Brasil: “MTA, quem me vê, te veja!”

 Ir. M. Clades

DEPOIMENTOS DE MÃES QUE NOS VISITARAM…

(…) quería agradecer a toda la federación Brasileña por el magnifico trabajo que habéis hecho al acogernos y poder celebrar el congreso. Enhorabuena por todo!!!!!!! Y mil gracias, he aprendido mucho y me he sentido como en casa.   Elena (Espanha) 

 (…)  Queria agradecer a toda União do Brasil  pelo magnífico trabalho que fizeram de acolher-nos e poder celebrar o Congresso. Parabéns por tudo! Muito obrigado, aprendi muito e me senti como em casa.      Elena (Espanha)

 (…) Aun tengo el alma llena de gozo y gratitud por esos dias de Tabor vividos a la sombra de vuestro santuario y con esa calida acogida de la federacion brasilera. Realmente fueron dias de gracias maravillosos que llevaremos como un tesoro para siempre. (…) Agradezco al Padre Dios, a la Mater y a nuestro padre fundador por su presencia entre nosotros, su compania y conduccion. El lema que nos acompanara como federaciones, nos invita a ser fieles transparente de la MTA y llegar la 2014 con las manos llenas de regalos y conquistas. Desde ya estamos pensando y organizandonos para recibir a todas las federaciones el 2017. Es un gran desafio para nosotros y tambien un inmenso regalo poder retribuir tanto carino y generosidad de uds. 

Terezita Domingues (Chile)

 (… ) Ainda tenha a alma cheia de gozo e gratidão por estes dias de Tabor vividos à sombra do vosso Santuário e com essa calorosa acolhida da União brasileira. Realmente foram dias de graças maravilhosas que levaremos para sempre como um tesouro. (…) Agradeço a Deus Pai, à Mãe e a nosso Pai fundador, por sua presença entre nós, sua companhia e condução.  O lema  nos acompanhará como União, nos convida a ser fiéis transparentes da MTA e chegar a 2014 com as mãos cheias de presentes e conquistas.Desde já estamos pensando e nos organizando para receber todas as Uniões em 2017. É um grande desafio para nós e também um imenso presente poder retribuir tanto carinho e generosidade de vocês.     Terezita Domingues (Chile)                             

Cheguei a Portugal com o meu coração cheio de alegria e entusiasmo por tudo o que vivi e senti. O Congresso foi muito bom e a maneira como fomos acolhidas ficou mesmo, gravada no nosso coração. Vivemos Schoenstatt, e de forma muito especial, vivemos a União, nesses dias aí em Atibaia. Foram momentos de encontro, momentos de Tabor. Que bom sermos União de Mâes!!!! O vosso trabalho e o vosso esforço para tudo estar impecável notava-se em tudo. Foi o coração das mães da União do Brasil que nos recebeu!!!!  (…) A todas a nossa gratidão.

 Lila (Portugal)

ALGUMAS MÃES DEIXARAM SEUS DEPOIMENTOS NESTAS ENTREVISTAS

Mercedes Soto Falcó – Espanha 

Qual a importância desse Congresso para a União das Mães? R.: É fundamental para o desenvolvimento da União poder nos encontrarmos  frequentemente, periodicamente para poder compartilhar o caminho que vamos fazendo, cada Federação e podermos nos enriquecer com as experiências de outras Uniões. Também ter a experiência da comum união na diversidade.

O que você leva desse Congresso? R.: A alegria do reencontro, de estar com as mães que reacende o ardor por Schoenstatt, reacendermos na consciência da importante missão que nos é entregue no Santuário como mulheres, esposas e mães para os tempos presentes. Redescobrir juntas a beleza e o presente que Deus nos deu por chamar-nos por ser da União.

Kathy Colunga – Texas-USA 

Qual a importância desse congresso para a União das Mães? R.: Esse Congresso nos une e nos ajuda a lembrar e viver nosso chamado.  

O que você mais gostou neste Congresso? R.: Gostei muito do material, das palestras, especialmente sobre os critérios de seleção. Valeu muito todo tempo gasto para preparar a reunião e todo o Congresso.

O que você leva desse Congresso? R.: Ter a consciência de que não estou sozinha nas dificuldades. Línguas diferentes, países diferentes, mas dificuldades similares.

Jennifer May Eales – África do Sul  

Qual a importância desse Congresso para a União das Mães? R.: Por que queremos saber mais o sobre a União, sobre a União nos diversos países.

O que você mais gostou neste Congresso?  R.: O sentimento de família e os temas das apresentações. Todo o conteúdo que foi apresentado.  

O que você leva desse Congresso? R.: A nova perspectiva da União na Família de Schoenstatt.

“Temos muitas ocasiões para saborear tudo o que a bondade e a sabedoria de Deus nos concederam… Precisamos penetrar no interior do santuário do nosso coração para ali agradecer, louvar e bendizer”.    Pe. Kentenich

Anúncios

Responses

  1. Que delícia reencontrar as mães da União aqui!!!
    Em cada depoimento, cada sentimento, pude reviver e reavivar as lembranças tão marcantes, inesquecíveis mesmo, desse congresso que elevou a chama de nosso ardor às alturas. Vejo aqui que a unidade é marcante em cada pensamento, experiência, meta, objetivo, vontade, alegria consciência e gratidão.
    MTA! Quem me vê, te veja!

  2. Os ecos do Congresso Internacional ressoam em meu coração todos os dias! A oportunidade de conviver durante uma semana com mães da União de diversos países e também de diferentes estados do Brasil, foi realmente uma experiência repleta de glórias do Tabor.
    A fé e o lema que nos une irradiava no ser e no agir de cada mãe da União e irmãs de Maria ali presentes e naquelas distantes (que sustentavam nosso congresso com orações e capital de graças), a alegria da missão que nos foi confiada por Deus e nossa Mãe Rainha.
    Que possamos sempre ser luz irradiando o amor, promovendo a cultura da Aliança para todos os povos e elevando nosso Pai e Fundador a honra dos altares.Agradeço a todas com carinho e orações.MTA,quem me vê,Te veja!
    Dora.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: