Publicado por: União das Mães | 12/14/2012

TEMPO DO ADVENTO E NATAL

IMACULADA 12

Maria Imaculada, neste Advento, queremos expor nosso coração aos raios de tua luz, ao poder de teu amor, ao operar de tua graça, para que nele cresça a saudade: Maria Imaculada, quem me dera ser como tu!   

Maria Imaculada, neste Advento, torna-nos semelhantes a ti! Faze de nosso coração um novo Belém, onde o Deus Menino celebra o triunfo de seu amor, a vitória de sua graça, a conquista de seu reinado, porque encontrou a saudade de SER MARIA!  Pe. Kentenich

ADVENTO 12

Advento

“Chegada”, “vinda”, “presença”… No calendário religioso é o período litúrgico de quatro semanas que precede o Natal. Para os cristãos, constitui-se num tempo de preparação e alegria, onde os fiéis, esperando o nascimento de Jesus, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

Todos nós sabemos que o Natal é uma festa grandiosa e, como acontece nessas ocasiões, se não houver cuidados, alguns preparativos, não se tirará proveito dela. A Igreja espera e incentiva para que entremos no clima de preparação desde agora, porque neste dia, não só comemoramos o nascimento de Cristo – Luz para o mundo, como também recebemos copiosas graças do céu para que Ele renasça no coração de cada um de nós. É o momento em que Cristo renascerá em nossos corações, desde que abramos as portas para Ele.

Que todos “nós” possamos parar, para nos aquietarmos e dedicarmos um tempo para Deus que nos deu seu Filho de presente para que pudéssemos ser salvos e imitá-lo no amor.

Que cada cristão acolha do Senhor a luz da salvação, para testemunhar com sua vida um modo diverso de viver, com sobriedade e oração.

VIRGEM MARIA 12

Reflitamos as sábias palavras de Bento XVI:

“A Virgem Maria encarna perfeitamente o espírito do Advento, feito da escuta de Deus, do desejo profundo de fazer a sua vontade, de alegre serviço ao próximo. Deixemo-nos guiar por ela, para que o Deus que vem não nos encontre fechados ou distraídos, mas possa, em cada um de nós, estender o seu reino de amor, de justiça e de paz”.

“Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza. Somente na vivência profunda destes elementos, o nascimento de Cristo terá um sentido profundo em nossa vida e não uma simples lembrança histórica. 

(…) Os comportamentos fundamentais do cristão exigidos pelo espírito do Advento, estão intimamente unidos entre si, de modo que não é possível viver a expectativa, a esperança e a alegria pela vinda do Senhor, sem uma profunda conversão”. Pe. Gian Luigi Morgano

Advento

Caminho que será perpassado e enriquecido pelo Ano da Fé. Assim diz o Papa:

“O Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo… O cristão não pode jamais pensar que o ato de crer seja um ato privado, particular. A fé é decidir estar com o Senhor para viver com Ele. E este ‘estar com Ele’ introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé, precisamente porque é um ato de liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita”. 

MARIA E JESUS 12(…) “É por meio de nossa fé, esperança e amor que Ele quer fazer brilhar a luz continuamente na noite do mundo. De modo que as luzes que acendamos nas noites escuras deste inverno sejam ao mesmo tempo consolo e advertência: certeza consoladora de que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino; por outra parte, a consciência de que esta luz somente pode – e somente quer – seguir brilhando se é sustentada por aqueles que, por ser cristãos, continuam através dos tempos a obra de Cristo. 

A luz de Cristo quer iluminar a noite do mundo através da luz que somos nós; sua presença já iniciada deve seguir crescendo por meio de nós.” 

Dom Fernando Mason – Bispo Diocesano de Piracicaba

NATAL, CRISTO ESTÁ EM NÓS!

O Natal deve ser para nós renascimento para a vida… A vida nova que Cristo veio trazer ao mundo. Que sejamos esse novo Homem para formar uma sociedade mais fraterna e justa, onde a solidariedade seja a marca de cada coração!

PRESÉPIO

NATAL!

É Natal de Jesus!

Belém sou eu!

Meu coração é a gruta,

onde Jesus quer nascer,

aquecido com m eu amor,

abrasado no amor de MARIA.

(…)

Maria, nesta Noite Santa,

faze de nosso coração

o Santuário do Amor,

o Tabernáculo Vivo,

que acolhe o Deus Menino,

na disponibilidade filial,

na prontidão de empenho,

para que se faça Natal,

hoje e sempre,

no coração dos grandes

e pequenos,

ricos e pobres,

irmanados na Aliança de Amor,

para o triunfo da Igreja

na caminhada do Novo Milênio!   Pe. Kentenich


MENINO JESUSL I Ç Ã O  D O  N A T A L

Numa manjedoura,

pobre e anônimo,

o Filho de Deus se fez menino.

Na sua infinita nobreza,

nasceu envolto

no manto da humildade,

fazendo-se o menor

dos pequeninos.

         (…)

Em sua insuperável

bondade,

mostrou-nos também

que a essência do amor,

a fraternidade,

é a única ponte

capaz de unir,

num abraço fraterno,

o coração da  humanidade. Amém!

 

Candida  Papini

Anúncios

Responses

  1. Que neste Advento o nosso coração se prepare para ser a morada defifnitva de Jesus.

    • Que a Mãe de Deus abra nosso coração para que possamos, neste Natal, absorver um pouco mais da grandiosidade desse mistério de Amor. O maior, o Todo Poderoso, O Rei dos reis, se faz tão pequeno para poder chegar até nós. Que o amor de Cristo penetre fundo em nossos corações, neste Natal,

  2. Parabéns a vocês pela blog e pela mensagem de preparação ao advendo. Maravilhosas são também as imagens escolhidas. Que nossa querida MTA forme em cada uma de vocês um coração maternal como o dela.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: