Publicado por: União das Mães | 03/21/2015

QUARESMA

QUARESMA

PAPA 5
“Queridos irmãos e irmãs, possa este tempo de Quaresma encontrar a Igreja inteira pronta e solícita para testemunhar, a quantos vivem na miséria material, moral e espiritual, a mensagem evangélica, que se resume no anúncio do amor do Pai misericordioso, pronto a abraçar em Cristo toda a pessoa. E poderemos fazê-lo na medida em que estivermos configurados com Cristo, que se fez pobre e nos enriquece com a sua pobreza.” 
Papa Francisco

O QUE É TEMPO QUARESMAL?

QUARESMA 15

A palavra quaresma se origina do número quarenta, que aparece várias vezes na Sagrada Escritura, destacando o sentido de um tempo para a conversão e purificação.

No Tempo da Quaresma, a Igreja reflete sobre as práticas que nos levam às mudanças no modo de pensar e agir.

CINZAS 15O tempo quaresmal tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da ceia do Senhor. Durante estes quarenta dias os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

Nas celebrações, principalmente as dominicais, as leituras bíblicas, próprias para este tempo, abordam práticas e formas de cada fiel viver melhor sua caminhada com e para Deus. A Liturgia da Quaresma está repleta de ações de misericórdia e de incontáveis graças, e nestes dias, até os corações mais endurecidos se abrem à penitência, ao refletir “quão triste e amargo é ter abandonado o Senhor Deus”.  (Jr 2,19).

Todo fiel que deseja viver bem o tempo da quaresma deve participar das celebrações e praticar as obras de misericórdia, alcançando assim as virtudes santificadoras.

CANTAR A QUARESMA

Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade. Sl 50,3

Cantar a Quaresma é antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo. É um canto de penitência e conversão, um canto sem “glória” e sem “aleluia”, um canto sem flores e sem vestes da alegria, um canto das profundezas… do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor. (Sl 129); um grito penitente de quem implora e suplica: Tende piedade de mim…

RECONCILIAÇÃO E PENITÊNCIA

ORAÇÃO 15

Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! II Cor 5,20

Reconciliação significa restabelecer um relacionamento com Cristo que nos reconciliou com Deus e uns com os outros. Essa atitude criará uma melhor oportunidade para a restauração do relacionamento com Deus. A participação no Sacramento da Reconciliação, no qual a bondade de Deus consente um novo início à nossa vida. É sempre uma graça imerecida poder ouvir do sacerdote o perdão que Deus nos concede: Eu te absolvo dos teus pecados.

Somos convidados neste tempo penitencial a retirar o pecado de nossos corações. Temos que expressar através de nosso testemunho de vida os sinais de nossa reconciliação com o Altíssimo.

O sacramento da Reconciliação permite que se realize em três níveis: Reconciliação com Deus, reconciliação com o nosso próximo e reconciliação conosco mesmo.

 ORAÇÃO

Senhor, ensina-me a rezar. Lc 11,1

PAI NOSSO 15

Pequei contra Ti somente, pratiquei o que é mau aos Teus olhos. Sl 51,6 .

A oração é a base da nossa espiritualidade. Temos que aprender a falar com Deus através da oração. É pela prática da oração que adquirimos forças para repudiar o pecado em nossas vidas.    No período da Quaresma de modo especial, a oração da Via-Sacra é uma boa proposta, para que se possa percorrer os caminhos dolorosos do Senhor. A meditação em cada estação da Via-Sacra permite que se reviva o que Jesus Cristo passou para nos salvar. Este é um momento para profunda comunhão com o divino.

JEJUM

JEJUM 15

Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Mt 6, 16

O jejum é uma prática nobre e difícil. Por meio dela, reservamos um tempo para falar com Deus, aprendemos a autodisciplina, a humildade e gratidão.  Mediante o jejum e as pequenas mortificações do dia a dia, aprendemos a controlar os desejos desordenados de nossa classe. Hoje, a nossa Mãe Igreja nos solicita o jejum e a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, mas por tradição, toda sexta-feira do ano é dia de penitência e, por isso, também nesses dias pode ser praticado o jejum. O Domingo não é um dia de jejum, mesmo no tempo quaresmal. Nosso jejum deve ser discreto e fecundo.

ESMOLA

CARIDADE 15

Reparta seu pão com quem tem fome e suas roupas com quem está nu. Dê como esmola tudo o que você tem de supérfluo, e não seja mesquinho. Tb 4,16    

Por meio da esmola nos aproximamos do irmão que sofre, compartilhando com ele aquilo que possuímos, Existem várias formas de exercer a esmola, mas em todas elas, temos que agir com caridade. É a prática da caridade que nos ensina que o exercício da esmola pode e deve se construir, em nós, em luz, em força e em identidade com Cristo.

Oração para o Tempo Quaresmal

Pai Nosso,

Que estais no céu,

Durante esta época

De arrependimento,

Tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,

Nosso jejum

E nossas boas obras,

Transformai

O nosso egoísmo

Em generosidade.

Abri nossos corações

À vossa palavra,

Curai-nos das feridas do pecado,

Ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

Que transformemos a escuridão

E a dor em vida e alegria.

Concedei-nos o que vos pedimos,

Por Nosso Senhor Jesus Cristo,

Amém

 


Respostas

  1. Parabéns pela matéria, ótima catequese.

  2. Obrigada minha irmã, como vc está? saudades!

    Bjsss

    Maria Edna

  3. Reflexão e meditação! Uma catequese com “toque” de Mãe”!

  4. Que texto lindo! As imagens falam por si e os textos nos levam à meditação. Parabéns! bjos
    M. Augusta

  5. Parabéns pela linda mensagem de meditação. Imagens lindas que falam por si só. Tudo perfeito! Parabéns!

  6. Obrigada por enviar está maravilhosa reflexão Candida. Cada vez que abro o blog vejo que muitas vezes deixo para trás tantas coisas importantes para o meu interior e fortalecer o meu espírito. Texto lindo só com as fotos já nos preenche. Parabéns


Categorias